terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Banana Verde
 
A banana verde é um alimento funcional devido a presença da substância chamada de Amido Resistente: “Além do baixo custo e alto índice de Amido Resistente, a banana verde possui vitaminas e minerais e juntamente com o fator palatabilidade neutra revela sua potencialidade funcional e alternativa”.
Dietas enriquecidas com Amido Resistente contribui para manutenção da saúde, prevenção de doenças crônicas, como câncer e doenças do cólon, diabete tipo II, dislipidimias, doenças coronárias e obesidade. O amido e fibras presente na polpa e casca são superiores aos de cereais integrais. O amido não é digerido e não sofre absorção pelo intestino delgado, podendo ser fermentados no intestino grosso, produzindo ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), butirato, acetato e propianato. O AGCC reduz o ph do cólon, inibe a ação bacteriana e formação de ácidos biliares primários em secundários.
O pode funcional e as propriedades nutricionais são concentradas no vegetal em estado verde. A polpa verde cozida, sem o tanino, é composta por várias células de membrana rígida de protopectina e grãos sólidos de amido. Após o amadurecimento isso é transformado em pectina solúvel e açúcares simples, conferindo sabor doce e textura macia. 
A banana verde contém cerca de 20% de amido, e 80% dele são compostos por amilopectina. Esta enzima amilose não é alterada com o armazenamento nem degradada com o cozimento, ademais, a amilose retrogradada é mais fortemente ligada que amilopectina. Portanto, quanto maior o no conteúdo de amilose, menor será a ação enzimática e maior será o conteúdo de AR.
Destacam-se minerias Potássio, Fósforo, Cálcio, Sódio e magnésio e em frações menores o ferro, manganês, Iodo, Cobre, alumínio e Zinco; as vitaminas A, C e complexo B (B1, B2 e Niacina); possui baixo teor protéico, representado pela albumina e globulina; seus aminoácidos são asparagina, glutamina e histidina.
É considerado Prebiótico, pois o AR é um alimento ou ingrediente capaz de afetar de maneira benéfica o desenvolvimento e ou atividade de um número não limitado de espécies bacterianas. O AR é capaz de aumentar o volume e textura das fezes, acelerando o trânsito intestinal, facilitando sua excreção. Reduzindo câncer coloretal, diminuindo o tempo de exposição de substâncias tóxicas com a mucosa, com os ácidos biliares secundários (que possuem ação tóxica sobre a mucosa colônica, aumentando a proliferação celular e a susceptibilidade para o desenvolvimento de tumores). O AR forma um gel pela fibra, aumentando a excreção destes ácidos biliares;
É considerado Simbiótico, pois aumenta o número de lactobacilos no intestino, mesmo ausência prebióticos, os grânulos de amido aderem às bactérias durante a passagem pelo trato gastrintestinal. Possue AR1 (grânulos fisicamente inacessível) e AR2 (grânulos resistentes).
 
Receita de Biomassa de Banana Verde
 
Separe com faca ou tesoura as bananas verdes não aclimatizadas do cacho com o cuidado para manter os talinhos na banana, lave-as bem. Coloque água me uma panela de pressão e quando abrir fervura adicione as bananas verdes com casca, feche a panela e deixe adquirir pressão. Após o barulho típico da pressão abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Desligue o fogo, não abra a panela, deixe perder a pressão naturalmente. Destampe-a e descasque as bananas com o auxílio e um garfo. Em seguida centrifugue ou bata no liquidificador até transformar em uma pasta quente. Não espere esfriar para bater no processador ou liquidificador, pois ao endurecer terá que voltar em água ou banho maria, caso contrário ficará tão dura que não será possível batê-la novamente. Não dispense a casca, armazene em um pote com água e vinagre, na geladeira, por até 5 dias. A casca pode ser cortada e refogada como um legume ou picada ou processada até ficar como uma pasta; pode ser incorporada em diversas receitas como no tabule, quibe, cuscuz, farofa, arroz, bolos, pães.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário